TRF da 4ª região cassa candidatura de Curi e eleição na OAB/SC terá apenas dois candidatos |
A Força Aérea anunciou neste sábado, 26, que tem dois aviões cargueiros KC-390 "de prontidão" para retirar brasileiros da Ucrânia. O governo federal, porém, ainda não se manifestou quando os aviões poderão ser enviados para o país, que voltou a sofrer operações da Rússia em seu território.
"A Força Aérea Brasileira (FAB), sob orientações do Ministério da Defesa e coordenação do Ministério das Relações Exteriores (MRE), colocou de prontidão duas aeronaves KC-390 Millennium para possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia", afirmou a FAB em curto comunicado em uma rede social.
O governo brasileiro pediu a cerca de 500 brasileiros na Ucrânia que mantivessem contato com a embaixada. Na sexta-feira, a embaixada do Brasil em Kiev emitiu aviso a brasileiros e latino-americanos sobre a saída de um trem da estação da cidade com direção à fronteira com a Romênia.
A embaixada alertou que os que optassem pelo transporte poderiam correr riscos de longas filas de imigração, falta de hospedagem e transporte na fronteira e que não teria condições de prestar ajudar para o trajeto até a fronteira com a Romênia. Os esforços, segundo a embaixada, foram coordenados com a embaixada brasileira na Romênia em Bucareste.
Neste sábado, todas as unidades russas na Ucrânia receberam ordem de retomar a ofensiva sobre o país a partir de todas as direções após uma pausa na sexta-feira, 25, segundo informou a agência de notícias RIA, que citou o Ministério da Defesa da Rússia. Um bombardeio russo matou 19 civis e feriu mais 73 na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, informou a agência de notícias Interfax, citando a administração regional.
Jogadores fora
Três jogadores brasileiros que jogam no SK Dnipro-1, da Premier League da Ucrânia, fugiram do país e cruzaram a fronteira para a Romênia, disseram eles nas redes sociais neste sábado. Gabriel Busanello, Bill e Felipe Pires publicaram mensagens informando à família e aos fãs que eles estavam seguros.
"Conseguimos, depois de dois dias de muito terror e tensão, conseguimos sair... e estamos a caminho de casa", disse Bill no Instagram em um vídeo gravado no lado romeno da fronteira. "Conseguimos, agora estamos bem."
O lateral-esquerdo de 22 anos que chegou ao clube vindo do Flamengo no mês passado disse que pegou um ônibus até a fronteira com a Romênia e cruzou a pé.
Deixe seu comentário